Para quem não sabe, sou nascida e criada na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, na divisa com Paraguai e Argentina. Não é uma cidade perfeita, mas Deus deixou uma perfeição aqui pra gente: as Cataratas do Iguaçu.

Não consigo lembrar de uma vez sequer que eu neguei um passeio até lá. Não me canso. Acho que é impossível alguém enjoar disto:

Foto que tirei em agosto (se não me falha a memória), numa época em que a vazão estava abaixo do normal
(1,5 milhão de metros cúbicos de água por segundo)

Há exatos três anos, esse meu quintal de casa ganhou o título oficial de uma das novas sete maravilhas da natureza e, por isso, hoje comemoramos o #CataratasDay. A ideia é fazer essa hashtag pipocar por aí! Então, se você tem uma foto (atual ou não, colorida ou não, selfie ou não….) nesse lugar espetacular, compartilhe! Vamos comemorar esse aniversário.

Hoje, passamos uma manhã deliciosa (apesar da chuva) no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as cataratas. Com a presença especial do Luba TV, reunimos um grupo de blogueiros aqui da cidade para curtir a data. Começamos com um belo café da manhã no Hotel Bella Italia e encerramos com um almoço delicioso no Restaurante Porto Canoas, no PNI.

Não adianta nada vir até aqui e não se molhar! 

E ganhamos presentinho lindo da Cataratas S.A! O Quati e a Onça Pintada são animais símbolos do Parque Nacional. E esse livro tem umas fotos antigas incríveis! Já imaginou ir a pé até a beirada das cachoeiras? Pois é… Antigamente era assim. Fico com inveja, confesso, porque devia ser bom demais!

A campanha – A campanha para tornar as Cataratas do Iguaçu uma das novas sete maravilhas começou em 2007. Organizado pela Fundação New 7 Wonder, o concurso começou com  440 atrações de mais de 200 países. Após duas etapas, que envolveram o voto popular e a seleção de especialistas, as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas.

Para ajudar, aqui em Foz rolou uma campanha chamada “Vote Cataratas” e deu super certo! Foi bonito de ver a comunidade envolvida na ação. E valeu até umas loucuras para divulgar a ação, como a tirolesa do Waldemar Niclevicz sobre a maior cachoeira do atrativo, a Garganta do Diabo.

É, a gente levou a sério – Ainda bem!

Ao final, os sete vencedores, anunciados em 11 de novembro de 2011, foram: Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina; Baía Ha Long, Vietnã; Jeju-do, Coreia do Sul; Komodo, Indonésia; Rio Subterrâneo de Porto Princesa, Filipinas; e Table Mountain (Montanha da Vida), África do Sul.

Comments

comments

Powered by Facebook Comments