Final de semana é sinônimo de sair da dieta e ser feliz. Eu resolvi tentar, pela terceira vez, fazer um cheesecake. Era uma questão de honra, já que as outras duas vezes (veja aqui e aqui) foram um fiasco. Na verdade, eu tinha até desistido de fazer essa sobremesa… Estava resolvida a fazer o mousse de iogurte para não passar carão na frente das visitas.

Mas uma das piores coisas que você pode fazer no Facebook é seguir o Tastemade Brasil, porque você está lá de boa e bem felizinha pensando no mousse que você vai fazer, quando surgem vídeos como este:

Aí, você sente a necessidade de comer e fazer essa maravilha. Vamos, então, aos ingredientes!

200g de bolacha maizena
100g de manteiga sem sal (derretida)
Raspas de 1 limão e suco de 3 limões (aproximadamente 125ml)
1 pacote de gelatina sem sabor
400g de cream cheese(em temperatura ambiente)
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite (frio)

Modo de preparo

1. Antes de começar, retire o cream cheese da geladeira e deixe-o chegar em temperatura ambiente. Bem mole.

2. Para a massa do cheesecake, triture a bolacha maizena bem fina e numa tigela misture bem com a manteiga derretida até formar uma massa que molde – Ver detalhes no vídeo.

3. Cubra todo o fundo e lateral de uma forma de aro removível untada com manteiga (essa quantia deu certo para a minha forma de 24cm). Vá moldando a base e lateral da forma com a mistura de bolacha e manteiga, pressione bem com a ajuda de um copo, ou colher até que tudo fique bem lisinho. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 10 min. Retire e deixe esfriar completamente

4. Para o recheio reserve as raspas de 1 limão e retire o suco de aproximadamente 3 limões – precisaremos de 125ml de suco. Adicione num recipiente, o suco do limão e a gelatina sem sabor. Mexa bem e reserve até a gelatina hidratar. – 10 min, aprox.

5. Na batedeira (ou na mão mesmo, com um fuê) bata um pouco o cream cheese, somente para “desmontar” e começar a ficar cremoso. Adicione o leite condensado e bata até ficar bem cremoso (vai parecer chocolate branco derretido).

6. Reserve a mistura numa tigela e prepare a gelatina. Neste ponto a gelatina deve ter engrossado o suco de limão, está hidratada, agora é só levar ao microondas de 10 em 10 segundos até ficar líquida. No nosso microondas usamos 20 segundos no total, mexendo entre cada vez. A gelatina não pode passar de 50 graus, então é importante ir esquentando aos poucos pra não correr o risco de passar.

7. Junte a gelatina e as raspas do limão no creme e misture tudo muito bem. Na batedeira novamente bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly e encorpore na mistura aos poucos, com cuidado para não perder muito o ar do chantilly e a cremosidade. – Ver detalhes no vídeo.

8. O chessecake está pronto, é só arrumar na forma, com a massa fria, e cobrir para levar para geladeira por no mínimo 4 horas (eu deixei de um dia para outro)Para desenformar é só liberar a lateral do chessecake na forma com uma faca, e abrir a forma. Deve sair facilmente.

É um pouquinho trabalhoso, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. A textura fica leve e a massa, crocante. Na verdade, eu poderia ter colocado menos bolacha e/ou mais manteiga, porque ela ficou um pouco farelenta, mas é detalhe. O desafio para mim, era acertar o recheio. E dessa vez, É TETRA!

1443966563481

Comments

comments

Powered by Facebook Comments