Apesar de parecer, não vim a Madrid para turismo. Todos os posts, vídeos e fotos que tenho mostrado foram de passeios que consegui fazer no meu tempo livre.

Vim para a Espanha fazer um curso de Community Manager no Instituto Europeu de Diseño e amanhã já é o último dia.

O foco do curso são as redes sociais, o novo mercado de trabalho para qualquer área profissional. Já tenho pós graduação nisso (aliás, quase… tenho que entregar o artigo em agosto).

Muitas coisas, mas muitas mesmo, nem foram citadas durante um ano e meio de pós. Não que a grade tenha sido mal elaborada na FAG. Tivemos aula com bons profissionais e tudo, mas aqui o assunto está mais avançado.

Mas, você deve estar aí se perguntando:

Que raios é um Community Manager?
Calma, que a tia explica…

Nesse curso, aprendemos não apenas a parte prática do uso das redes sociais a nosso favor, mas também a criar estratégias (puramente) online.

A diferença foi que na pós graduação vimos casos, os analisamos e aprendemos muito com eles. Ao final de cada aula, fazíamos um trabalho fictício em situações hipotéticas.

Aqui, temos que criar um plano estratégico real, para um cliente real. Ou seja, estudar o público, a cidade, o target, as redes, ferramentas de monitorização, de comparação, etc e etc. (Não vou citar quais são porque não acho que seja do interesse de todos, mas quem quiser, é só me pedir que eu dou as dicas numa boa!)

O que tivemos que fazer?


Essa garrafa aqui do lado representa o nosso cliente: Tequila Alacrán, uma nova marca que quer começar suas vendas em Madrid. Como eu disse, um caso real.

Na primeira aula, eles nos apresentaram seus objetivos, ideias, propostas e, para o bem do projeto, degustação da bebida. Não sou muito de bebidas – inclusive tequila, porque acho forte – mas essa, de fato, é diferente. Eles querem mudar o conceito, quebrar a imagem de que tequila é uma bebida para tomar shots e ficar bêbado.

A ATA (Aténtica Tequila Alacrán) foi criada com a intenção de ser apreciada e até fazer cocktails com ela. Bem bacana… E trabalhoso, por isso a correria, principalmente nos últimos dois dias. 

Amanhã, conforme eu já comentei mais acima no post, vamos apresentar o projeto. São três grupos que vão tentar “vender” a estratégia para os representantes da ATA. Torçam pra que o nosso seja o escolhido.

E sobre as redes, o que há de novo?
Claro que, em se tratando do universo digital, nunca vamos conhecer tudo. Mas aqui nos foram apresentadas novas redes sociais que ou estão fazendo sucesso. Algumas já são conhecidas no Brasil, mas ainda não atingiram todo o seu potencial. Vou listar algumas que vimos:



Pinterest – Essa sim já está bem conhecida, mas eu mesma tenho sem saber como ou pra quê usar. Eis que o Pinterest aqui já é febre e muito usado como ferramenta de e-commerce.

Minube – Rede espanhola, já existe no Brasil, mas eu não conhecia. E eis que é muito legal. A Minube nada mais é que uma rede social de recomendações. Antes de irmos para Valência, pesquisei na rede o que tinha pra fazer na cidade, onde comer, etc. Bem interessante.

Tuenti – É a terceira rede mais utilizada aqui na Espanha e que, conforme disseram, em breve terá escritórios no Brasil. Segue a linha “microblog” do Twitter, mas para um público mais jovem. Não criei uma conta ainda para saber como é, mas claro que a curiosidade já bateu…

Chicisimo – Uma rede social voltada às amantes da moda que gostam de mostrar seus looks diários. Pode se registrar ou conectar-se diretamente com sua conta do Facebook. Bacana… Fashionistas, vale uma espiada.

E que outros assuntos interessantes?
Foram várias coisas! Estudamos desde como é o dia de um Community Manager, sua figura e etc. até gerenciamento de crise, Facebook, Twitter e redes de geolocalização.

Dos assuntos que vimos, os que eu mais gostei foram sobre NetHunting e Storytelling. Os dois professores escreveram livro sobre os temas e estou louca para ler. Gema Requena é autora do livro “Una NetHunting en Nueva Iorque” e do blog NetHunting.

Já o professor de Storytelling foi Antonio Nuñez. Jamais pensei que a comparação “Redes Sociais e Pinguins” pudesse fazer sentido, mas fez. E me fez querer ler o livro La Estrategia del Pinguino.

Valeu a pena? Sim, muito! Quero estudar várias outras coisas para me manter na área… Adorei!

Amanhã tem um vídeo rápido pra mostrar o IED para vocês…

Boa noite! Sábado de manhã vou pra Paris… Então, nos vemos na Cidade Luz, mes amis!

Comments

comments

Powered by Facebook Comments