Madrid é enorme, isso não preciso dizer. E, junto com esse tamanho todo, tem muita história. Então, ao invés de simplesmente sair caminhando pela cidade para conhecer os lugares, há opções de tour aqui pela capital, com guia e tudo – e nem todos são pagos #AsMinaPira

Puerta del Sol
Ontem, eu e mais três colegas de sala (as colombianas Lina e Lorena, e a baiana Laísa), fizemos um passeio a pé pela velha Madrid. Nossa guia, Celia, era muito engraçada, com uma boa desenvoltura para lidar com o grupo grande que éramos (além de nós, tinha um pessoal do México, Argentina, mais um tanto do Brasil e não sei mais da onde). Ah, já comentei que esse tour foi grátis?
A Laísa que nos indicou. Pode fazer reserva pelo site ou simplesmente aparecer por lá (mas é mais garantido fazer reserva). O nosso passeio começou na Plaza Mayor, mas vimos outro também na Puerta del Sol. Ou seja, é bem comum por aqui. 
Por 3 horas (das 11h às 14h), ouvimos as histórias, lendas, curiosidades e mitos de Madrid, de seus reis, bares e praças. Por exemplo, passamos pelo restaurante mais antigo do mundo registrado pelo Guiness, o Botin Restaurant, que atende desde 1725. Francisco de Goya, o pintor, lavava pratos nesse restaurante.
São três horas muito bem aproveitadas. Além do nosso grupo, havia um, da mesma empresa, mas com guias falando em inglês. 
Vale a pena? Sim, muito! Especialmente se você gosta de ouvir boas histórias.
Notas:
– Se vier no verão, não esqueça de passar protetor solar, pelamordeDeus. A Lina ficou toda vermelha…
– Sapatos confortáveis!  
– Antes de começar o passeio, compre uma (ou duas) garrafas de água. Vai precisar.
– Se tiver moedas no bolso, não fique brincando com elas. Atrapalha os outros, seu mala! (#fato. Um senhor ficava sacudindo as moedas no bolso enquanto a Celia contava a história dos reis… Quis cortar a mão dele, mas não to a fim de ser deportada).
Citytour
Esse eu ainda não fiz… E, verdade seja dita, não sei se vou fazer. Diferente do que fizemos ontem, o Citytour é pago: 20€ para adultos (preço razoável). A vantagem, claro, é que você consegue, confortavelmente, ir a muitos lugares no mesmo dia. Aliás, você pode pagar 24 euros por um bilhete válido por dois dias de passeio.
Você pode subir e descer do ônibus em quaisquer paradas durante o dia. São duas rotas oferecidas, basta escolher qual você quer. Cada uma dura cerca de 80min. Agora no verão, tem ônibus circulando desde as 9 da manhã até as 22 horas. Citytour nos idiomas: Espanhol, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Português, Russo, Chinês, Árabe, Japonês, Catalão, Galego e Basco.
Além desses citados, ouvi dizer que tem tour (a pé e gratuito) só sobre a Guerra Civil espanhola (1936 a 1939) e outro pelos bares de Madrid, terminando em “baladjenha”. 
Vocês estão entendendo o por quê vai ser difícil voltar para o Brasil? Isso que eu ainda nem fiz o post sobre as compras por aqui… Increíble, mi gente! Increíble…

Mais fotos aqui.

Comments

comments

Powered by Facebook Comments